quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O CARNAVAL DOS NOSSOS AVÓS

A Tradição e a Escrita:

Os alunos perguntaram aos avós como era o Carnaval no seu tempo. Ficam aqui alguns trabalhinhos curiosos...


No tempo dos meus avós, não se faziam festas de Carnaval na escola. Às vezes punham-se meias de vidro na cabeça, viravam a roupa do avesso e vestiam-na assim.
Quase que não havia dinheiro para comprarem máscaras ou fatos, por isso tinham de as fazer com papel mais resistente.
Também não se organizavam desfiles. Em vez disso, juntavam-se amigos ou familiares e iam percorrer as ruas. Pouca gente comprava fitas, papelinhos ou seringas porque não tinham dinheiro.
À noite, as pessoas divertiam-se muito nos bailes que as colectividades organizavam.

André Duarte (4º Ano)

Antigamente o Carnaval era assim...
Alguns homens vestiam-se de mulheres e algumas mulheres vestiam-se de homens. Também disfarçavam a cara com pinturas para não serem reconhecidos. Depois iam para os bailes até às 00:00 horas (meia-noite).
Nos bailaricos dançavam uns com os outros sem se conhecerem. As meninas novas pediam às senhoras de idade para lhes emprestarem as saias compridas que usavam para se vestirem de tricanas. Uma tricana é uma moça vestida com os trajes de rancho. Depois iam todos para os bailes, dançavam, cantavam e divertiam-se nos grandes largos das ruas.
Alexandre José (4º Ano)
O Carnaval dos nossos avós era assim...
Dançavam e faziam bailes, pois eram muito alegres e brincalhões. Vestiam-se com roupas velhas, calçavam sapatos velhos, usavam chapéus com farinha e era assim que eles se divertiam.
Alexandre Miguel (4º Ano)

O Carnaval dos nossos avós era alegre e era feito na rua.
De manhã, as pessoas vestiam os fatos de Carnaval e pregavam partidas às pessoas mais velhas. Depois fugiam. Eram um pouco más. Atiravam farinha e cinza aos fatos. As pessoas ficavam sujas.
À meia-noite, cantavam ao entrudo e muitas pessoas ficavam em casa a ouvir o que eles cantavam. Os entrudos eram maus porque falavam dos namoros das pessoas e do que as pessoas faziam mal feito durante o ano.
Durante o Carnaval, em casa, comiam-se filhós, chispo, pernas de porco, enchidos, com feijão.

Célia Pires (3º Ano)

Sem comentários:

Enviar um comentário