No dia 28 de Outubro fizemos uma visita de estudo:"A Rota dos Castelos".
Partimos de S. Domingos às 9:00, passámos pela Vila do Carvalho e Canhoso para levarmos os alunos de lá.
Depois de percorrermos uma longa estrada de curvas e de paisagens escuras, queimadas pelo fogo e pela maldade do Homem, chegámos ao misterioso castelo do Sabugal, também conhecido pelo castelo das cinco quinas, devido à forma invulgar da torre de menage
m: um prisma pentagonal.
Aí lanchámos junto ao castelo, depois entrámos, ouvimos os Sr. Agente de Turismo que nos contou a história deste monumento e visitámos todos os cantos e encantos do castelo.
Partimos para Belmonte, deixando para trás o Castelo de Sortelha que não visitámos devido à falta de tempo. Almoçámos e fomos para junto do castelo onde nos divertimos bastante enquanto esperávamos pela Srª. Agente de Turismo. Depois de chegar, contou-nos a história deste castelo. Visitámos o Museu onde vimos objectos
muito antigos e explorámos todo aquele espaço onde viveu a família de Pedro Álvares Cabral, o homem que descobriu o Brasil.
Regressámos à nossa escola, felizes por este dia tão interessante e divertido.
4º Ano (e 3º) da EBI de São Domingos
Pirâmides eram feitas de pedra, e fechadas no teto, castelos são feitos de pedra (hoje de cimento e ferro) e são abertos no teto, no geral.
ResponderEliminarMe pergunto, considerando que das piramides aprendemos a fazer castelos, como seriam as estruturas anteriores às pirâmides que inspiram seus construtores?
Aqui no Brasil, conselho é com esse, amigo e não tem nada a ver com concílio.
Divertido passeio. Castelos me dão medo.
Tenho medo de calabouços e lembranças de lugares fechados, muitas.
Pois é caros Dominguitos;
ResponderEliminaro vosso Blogue vai ganhando forma.
Imagino que vos tenhais divertido muito nestas vossas actividades.
A escola sai das suas quatro paredes e parte à procura de novos saberes.
Registo também que estais a ficar muito importantes, pois já conquistastes um admirador do outro lado do Oceano Atlântico, em terras descobertas por Pedro Álvares Cabral, o Sr. Marcos Rondineli. Aproveito também para lhe explicar que, por aqui, o "concelho" de que falais na vossa apresentação do Blogue é o concelho (divisão administrativa) a que pertenceis e que não deve confundir-se com o "conselho" que os vossos pais vos dão, ou ainda com o "Conselho Executivo" de qualquer organização. Está pois correctíssima avossa apresentação.
Parabéns e continuai bloguistas "de palmo e meio".
Fico à espera de novos acontecimentos.